TRIER

Trier ou Tréveris é uma cidade histórica da Alemanha e também a mais antiga, localizada no estado da Renânia-Palatinado, possui uma população estimada em 101.685 pessoas numa área de 117,14 km².
O portal da cidade, batizado de Porta Nigra (lat. Portão Negro) na Idade Média por causa das pedras escurecidas com o tempo, data do século III. A estrutura da defesa mais antiga da Alemanha ainda impressiona por seu tamanho: 36m de comprimento, 21,5 de largura e 30m de altura. Duas passagens levam a um pátio interno, com duas fileiras de galerias de defesa com grandes janelas. Há duas torres na lateral do portão - uma de quatro andares, a oeste e outra não terminada, com apenas três andares, a leste. Toda a estrutura é feita de grandes blocos de ferro, sem argamassa.

No século XII, a construção foi transformada na Igreja de São Simeão (dois andares), função que manteve até o início do século XIX.
Trier, fica na região do rio Mosela, divisa com Luxemburgo e norte da França. Tem ruínas romanas antigas como por exemplo a Porta Nigra. Para o Brasil, Trier enviou imigrantes que chegaram em 1828/1829 na colônia de Rio Negro na então Província de São Paulo (hoje divisa do Paraná com Santa Catarina) e também antes disso, para o Vale dos Sinos no Rio Grande do Sul.

A praça do mercado de Trier, do século X, é sem dúvida uma das mais interessantes da Alemanha. A Marktkreuz (cruz do mercado), da mesma época, simboliza o direito de sediar feiras conquistado pela cidade. Hoje há uma cópia da cruz original assentada sobre uma coluna romana de granito, com relevo de Cordeiro de Deus. No sudeste da praça fica a Petrusbrunnen (fonte de São Pedro), de 1595, com esculturas de São Pedro e das Quatro Virtudes.
No sudoeste fica a Steipe, erguida no século XV, com um frontão em degraus e originalmente usada pelos conselheiros da cidade como casa de hóspedes e sala de banquetes. Ao lado fica a Rotes Haus (casa vermelha) em estilo barroco, feita em 1683. A Löwenapotheke, do século XIII, sediada em uma construção do século XVII no sudeste da praça, é a farmácia mais antiga da Alemanha.

Marktkreuz

Löwenapotheke

 Petrusbrunnen (fonte de São Pedro)

Um comentário:

  1. Uma cidade que vale a pena visitar, não só pelo seu aspecto histórico. É uma cidade muito agradável com suas lojinhas e restaurantes para os turistas e ruas pitorescas que parecem que são de outro tempo. Além disto, fica convenientemente localizada perto de tantos outros bons lugares turísticos, sendo muito fácil encaixar uma visita a Trier em vários bons roteiros.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.