JOHN PEEL

Resumido um post anterior... Ricamente embalados num box de 4 cd's, essa caixa contém singles e gravações da mundialmente famosa Peel Session.  Alguns famosos outros não, alguns familiares, alguns raros mas acima de tudo um punhado de singles de alguns dos artistas favoritos de John, que de certa forma estavam esquecidos.
Para os mais distantes do mundo musical, principlalmente da cena inglesa, John Robert Parker Ravenscrof (nascido em Heswall, Inglaterra no dia 30 de agosto de 1939), conhecido profissionalmente como John Peel, era um radialista, crítico músical e jornalista (além de torcedor fanático do LIVERPOOL FC.).
Conhecido por seu eclético gosto musical e seu estilo peculiar de apresentar-se nas rádios, tornou-se um popular e influente DJ além de locutor de rádio, sendo um dos primeiros a tocar reggae e punk nas radios britânicas. Sua significante influência no rock alternativo, no pop, no hip hop, na música extrema e na música eletrônica Britânica é inegável. Ele era um dos locutores originais da Radio 1 da BBC de Londres do ano de 1967, sendo o único permanente até a sua morte. Era muito conhecido por suas ecléticas Peel Sessions*, no qual passavam bandas tanto reconhecidas quanto desconhecidas. Peel faleceu no dia 25 de outubro de 2004 na cidade inca de Cuzco, no Peru aos 65 anos.
No seu funeral, tocou Teenage Kicks do Undertones, sua canção predileta. Após a sua morte, houve muita comoção e tributos no meio musical a esse radialista que mudou a cara da música.

*As gravações músicais eram posteriormente lançadas pela gravadora Strange Fruit Records. A primeira banda que participou da peel session foi a banda Tomorrow em 1967 e a última foi a banda Skimmer em 2004. Muitas bandas tem na sua discografia um Peel Session ou BBC session.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.