NÃO PARECE QUE FOI ONTEM ?

Várias vezes já ouvi mulheres reclamando de enxaqueca. Nunca entendi direito por que razão as mulheres usam a palavra enxaqueca para se referir a dores de cabeça. Acho que é para parecer mais doloroso. Homens reclamam de uma puta dor de cabeça, enquanto mulheres reclamam de enxaquecas. Já repararam também que só bebês e mulheres têm cólicas? Homens sentem dores disto e daquilo, mas nunca vi um homem reclamar de alguma cólica. Mas é só o bebê começar a chorar que a frase sai rapidamente: “Deve estar com cólica”. Se for menina, vai ficar com cólicas para o resto da vida. Se for menino, vai passar a chamar o que sente apenas de dor.

Mas, saindo um pouco das diferenças na forma de se expressar entre homens e mulheres, reparei que as pessoas começam a utilizar a palavra “lanche” para se referir a um sanduíche específico. Não é raro ouvir conversas do tipo: “Que lanche você vai pedir? – Eu vou pedir um BigMac, e você?” Bom, sempre soube que lanche significa uma pequena refeição à tarde, normalmente entre o almoço e o jantar, podendo ser composta por diversos itens, incluindo sanduíches . Tenho boa convicção que esta nova mania de chamar sanduíche de lanche vem da periferia de São Paulo, mas não achei nenhuma forma de provar esta teoria preconceituosa.


Chamar de tio ou tia pessoas mais velhas que não sejam irmãos ou irmãs de seus pais, nem alguma pessoa casada com estes, é outra coisa que me incomoda um pouco. Este hábito que se originou na década de 70 como uma forma usada pelas crianças para chamar os professores ganhou tal proporção que, atualmente, qualquer adulto pode ser escalado como tio ou tia por alguém que não é seu sobrinho. Há muitos adultos que tiveram sua infância nas décadas de 70 e/ou 80 que não conseguem se livrar deste hábito e continuam chamando as pessoas mais velhas com as quais tiveram contato na infância de tio ou tia. Um amigo do meu irmão achou a forma mais tosca de se livrar do estigma de ser chamado indiscriminadamente de tio. Ao ser abordado por uma criança que não conhecia, chamando-o de tio, ele simplesmente questionou o infante sobre a possibilidade de manter relações sexuais com a tia deste.

Alguém já viu uma pessoa rica utilizando a palavra “janta” para se referir ao substantivo “jantar”? Isto é claramente coisa de pobre. Nunca vi uma refeição decente ser servida após a clássica e popularesca frase: “A janta está pronta”. É sinal claro que vem gororoba.

Poucas expressões ganharam tanta popularidade quanto a famosa “este ano está voando”, cada vez mais usada. É incrível que os anos estão voando há anos, pois ouço esta expressão desde minha infância. É um sinal claro que os anos têm passado na mesma velocidade de sempre. Algumas pessoas gostam apenas de puxar conversa com esta expressão, e a utilizam com freqüência sem notar. Outras utilizam este recurso somente na aproximação das festas de final de ano, sempre finalizando com algo do tipo “Parece que foi ontem que....”

Finalizo este post sem qualquer enxaqueca ou cólica, apesar de algumas dores em decorrência de um lanche estragado que comi antes da janta, o qual foi preparado pelo tio da padaria, Mandem seus comentários com urgência, pois este ano (este sim) está voando. Parece que foi ontem que este blog foi lançado.....


3 comentários:

  1. Parece que esse blog já existe a milhões de anos... Não ééééééé?????

    ResponderExcluir
  2. Vou apostar um bom $$$$ que este anônimo é a mãe da Bia....

    ResponderExcluir
  3. Frases das próximas semanas:
    -Esse ano já foi, o Natal tá aí de novo, o shopping já está todo enfeitado...
    -É mesmo, o mercado tá cheio de panetones..
    -Isso não é nada, a 25 tá cheia de enfeitinhos e árvores pra vender...

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.