Quase todo inglês guarda na memória os domingos em que ficou no casso, no lado de fora do pub, comendo batatinha frita e esperando o pai beber com os amigos, assim como se lembra do primeiro pint (tão marcante quanto a primeira experiência sexual). Para o britânico, começar a frequentar o pub é se iniciar na vida adulta, ter licença para perder a consciência, à medida que a cerveja via descendo na garganta e subindo à cabeça.
A palavra pub vem de public house e a expressão free house depois do nome significa que o pub não tem convênio com nenhuma cervejaria e compra o seu estoque em qualquer lugar. Curiosidade: Londres tem 02 cervejarias, a YOUNGS e a FULLERS.
Os pubs nasceram com os romanos, eram as tabernas, que em latim significa loja onde se vende vinho, que eram construídas ao longo das estradas romanas. Os nativos gostaram da idéia mas como preferiam cerveja (ale) ao vinho, as tavernas inglesas se tornaram conhecidas como alehouse. Hoje beer é um termo genérico e ale é um dos principais tipos de cerveja, aquele feito sem lúpulo*. O termo beer foi introduzido aos poucos para descrever uma bebida fermentada com infusão de lúpulo. Esta distinção não é mais utilizada.
*Ale é um tipo de cerveja produzida a partir de cevada maltada usando uma levedura de fermentação alta. Estas leveduras fermentam a cerveja rapidamente, proporcionando um sabor adocicado, encorpado e frutado. Hoje em dia, a maioria das ales contém lúpulo que ajuda a equilibrar o sabor adocicado e preservar a cerveja.
O pub não vive sem a cerveja, nem a cerveja vive sem o pub e o inglês não vive sem os dois. Território de homens, cachorro entra, criança não e mulher só começou a entrar...... Ontem.
A taverna tinha pó de serragem no chão, fogo na lareira, mesas e bancos rústicos, já as alehouses funcionavam como extensão das casas domésticas e o inn foi constituído para ser pub e pousada. O luxo do pub apareceu no apogeu da sua arquitetura, entre 1880 e 1910, utilizando mogno trabalhado, vidro e espelho bisotados, mármore e veludo. Esse playground criado com decoração rica entre casas pobres, transportava o operário para outro mundo, oferecendo mais uma fuga além do álcool.
As placas, com desenhos na fachada surgiram a séculos, quando a maioria da população não sabia ler e escrever. Os nomes dos pubs geralmente têm fundo religioso, político ou homenageiam personalidades da vida britânica.
Dados do Reino Unido: -Existem aproximadamente 54.000 pubs;
-8 de cada 10 adultos são frequentadores de pubs e mais de 15 milhões de pessoas bebem num pub pelo menos uma vez por semana;
-Mais de 80% dos pubs são pequenos negócios comandados por inquilinos, locatários e proprietários.
Nomes de pub mais populares e quantidade aproximada existente:
Red Lion 759 / Royal Oak 626 / White Hart 427 / Rose and Crown 326 / Kings Head 310 / Kings Arms 284 / Queens Head 278 / The Crown 261
Quanto a organização/propriedade, temos 3 tipos de pubs:
Managed Houses - De propriedade de uma cervejaria ou companhia de pubs e empregam gerentes e equipe de funcionários remunerados (aprox. 9.100).
Tenanted/Leased Pubs - De propriedade de uma cervejaria ou companhia de pubs que recebem o aluguel/franquia do licenciado que gerencia o seu próprio negócio (aprox. 30.300).
Freehouses - São de propriedade e gerenciamento do licenciado (aprox. 17.400).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.