QUEM GOSTA DE VIVER PERIGOSAMENTE?

Tenho diversos amigos que pulariam de bungee jump. Ao menos dizem que pulariam. Muitos destes também pulariam de paraquedas ou de asa delta, mergulhariam com tubarões e fariam safáris para observação de perto de animais perigosos da selva africana. Gostam de dirigir em alta velocidade. A coragem parece não ter limite.....ou parecia.
Ocorre que, assim como eu vou chegando perto dos meus 40 anos, a maior parte destes corajosos amigos também está para atingir a fatídica idade. É na virada dos 39 para os 40 anos que todos vão fazer o famoso exame da próstata. Ninguém vai antes ou não reconhece que foi. E é assim que descubro que os grandes corajosos, que colocam a vida em risco em busca de uma aventura efêmera, não são tão corajosos assim. São unânimes em dizer que farão o exame, porque este é importante para a identificação do possível câncer com antecedência, e que isto pode salvar suas vidas. Será que ignoram que deixar de correr com o carro, de se expor a animais selvagens e de se atirar em queda quase livre com pouca segurança também pode salvar suas vidas?

Você teria coragem? Pelo menos a queda é na água......


Você teria coragem? Pelo menos as unhas estão cortadas....

O fato é que estes quase senhores continuam a se expor a diversos riscos, mas farão o exame ao término do 39º ano de vida. E o exame deve ser cruel! Não é possível que o homem consiga ir à Lua e dividir o átomo mas não consiga inventar um exame da próstata menos manual ou invasivo. Outro dia ouvi um sujeito dizendo que, quando for fazer o exame, pegará no pênis do médico para ter certeza de que o exame seja com o dedo. Uma idiotice parecida com a estória da invenção da NASA, da caneta que escreve de cabeça para baixo, com o objetivo de escrever na ausência da gravidade. Os russos foram mais práticos e levaram lápis para o espaço. Da mesma forma neste exame, em vez de patolar o médico, seria mais simples escolher uma médica proctologista.
Acho que são raras as mulheres que escolhem esta área da medicina. A escolha realmente não é fácil. Como a pessoa detecta que quer ser proctologista? Por que um cara escolheria proctologia em vez de ginecologia? Que tara maluca é esta? Será que há testes vocacionais que identificam esta vocação ou aptidão?
Mas sou um pouco cético com relação a testes vocacionais. São muito enviesados. Sempre puxam a brasa para profissões consideradas mais nobres, como economia, engenharia, direito e medicina. Quando ficam na dúvida mandam administração de empresas. E as outras profissões? Não conheço nenhum caso de teste que tenha identificado a vocação para a profissão de prostituta. A mulher pode fazer os testes mascando chiquete de boca aberta e vestindo mini-saia, salto-alto e top com a barriga de fora, mostrando o piercing no umbigo, e mesmo assim a profissão de prostituta não será a indicada.

Qual a vocação desta moça?

Então, como não há testes que identifiquem a vocação para a especialização em proctologia, o que deve ocorrer no processo de escolha das especializações pelos diversos estudantes de medicina é que os melhores alunos devem optar antes pelas especializações mais nobres, sobrando proctologia para os piores alunos. Acho que é por isto que este ramo da medicina não tenha avançado tanto, e que o exame seja ainda tão arcaico, para azar dos homens corajosos e covardes de 40 anos. Explica também o fato de todo mundo conhecer e indicar médicos de todas as especialidades, menos desta. Nunca ouvi ninguém dizendo: "Você deveria ir ao meu proctologista, ele é o melhor.", assim como muitos indicam pediatras, ortopedistas e dermatologistas, entre outros.
Aliás, aproveito para parabenizar antecipadamente o Sr. Maurício França pela passagem do seu 40º aniversário em 14/nov. Espero que V.Sa. só guarde boas recordações desta data. E tenho certeza de que você deve estar na profissão errada. Veja o anúncio de um emprego que tem mais o seu perfil:

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.