KÖBES


Depois de ler esse texto acima com ares de piada interna (Paulo "Kobes" Waack), resolvi dar uma espiada a respeito dessa cidade e sua peculiar cerveja.
Colônia ou Köln em alemão, é a quarta maior cidade alemã e 16ª maior cidade da União Européia.
Kölsch a cerveja da cidade de Colônia, é protegida desde 1985, quando realizou-se a Kölsch-Konvention assinada pelas 23 cervejarias locais e mais uma já estabelecida em Bonn, determinando que este tipo de cerveja só pode ser produzida em Colônia. Em 1997 a União Européia estende este protecionismo à todo continente.


Kölsch-Konvention
A tradição de Colônia diz que um copo de cerveja Kölsch não pode nunca ficar vazio. Caso o copo esteja quase vazio, uma nova rodada deve ser imediatamente providenciada sem nem mesmo perguntar aos que estão tomando.

Copo Stange

Bolacha de alguém que não brincou em serviço
O copo das cervejas Kölsch são finos e de pouca capacidade. O de 200ml como este acima é o usado nas cervejarias de lá. Chamam-no de Stange e ele é uma derivação de um tubo de ensaio. Uma outra variação para os "conoisseurs" do tipo é um copo ainda menor, de apenas 100 ml que é chamado de Stößche, que se traduz mais ou menos como “pequena pegada”.
Lá os köbes, garçons dos bares, andam com um avental de couro e uma bandeja chamada kölschkranz com vários furos para os copos que são trocados logo que você deixa menos de meio copo. Aí eles vão marcando na sua bolacha e não param de trazer até que você deixe o copo por mais da metade ou coloque a bolacha sobre o copo.
 
À lá um köbes ó!

kölschkranz
Curiosidade a respeito da cidade: A "Água-de-Colônia 4711", famoso perfume, tem uma história interessante, quando Napoleão invadiu a cidade, ordenou uma renumeração de todas as casas da cidade para maior controle, e coube aos donos da fábrica da Água-de-Colônia o 4711. Napoleão se foi, o número ficou e foi graças a este aroma que Colônia ficou conhecida, nos séculos XVIII-XIX, como "Cidade da Fragância".

 Glockengasse 4711

Eau De Cologne 4711
Curiosidade 2: A palavra Água-de-Colônia (Eau de Cologne), ou simplesmente colônia, se tornou um termo genérico e ironicamente, o Água de Colônia Original, não é uma colônia, e sim uma "Água de Toilette" (Eau de Toilette), pois contém mais do 5% de compostos aromáticos.

Um comentário:

  1. Curioso que meu apelido tem uma origem muito próxima à origem do termo Köbes para designar tais garçons. Agora, a maior curiosidade fica com o termo Água de Toilette....realmente, tanto lá quanto em qualquer banheiro público, tem de ter mais de 5% de "compostos aromáticos"....

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.