ERDINGER WEISSBIER OKTOBERFEST

Refrescante!
Erdinger Oktoberfest é uma cerveja muito refrescante, especialmente produzida para as comemorações do Oktoberfest. Com 5,7% de teor alcoólico - 0,4% a mais que a Erdinger Tradicional - tem sabor frutado e intenso, com aroma de especiarias e coloração dourada escura, mantendo seu típico visual turvo. É uma cerveja de alta fermentação, produzida com malte de trigo e cevada e refermentada na própria garrafa.
 
 Vale a pena
Mais amarga e mais forte que a Erdinger Weiss, possui aroma e sabor de mel. Curiosidade: A Erginger nao é uma das cervejarias autorizadas a vender cerveja na Oktoberfest.

ARTE

Arte?

Sábado passado, fui presenteado pelo grande amigo Reginaldo (Mr. Memorabilia) com um "objeto de arte" que eu simplesmente adorei. Arte, claro, pois além de ser de grande criatividade, trata-se de uma obra contemporânea e ecológica (aborda a reciclagem) e já está inclusive decorando o meu bar, e como dizem por aí, "a beleza está nos olhos de quem vê" ou "lixo pra uns, tesouro para outros".
Segundo o autor da obra, sua maior dificuldade foi consumir as cervejas para obter as tampinhas, e como todo artista viveu o dilema de não saber quando sua obra estaria finalizada... Na dúvida, abria outra Heineken!!!  
 Consciência ecológica

FOTO RUIM, NOTÍCIA BOA

Chimay no Carrefour... Estou sonhando?
Sempre que vou a algum mercado, dou uma passadinha na seção das cervejas em busca de alguma novidade, promoção, enfim algo que justifique um gasto desnecessário. Qual foi  minha surpresa ao caminhar pelo Carrefour (Marginal Pinheiros) e me deparar com 3 exemplares da MARAVILHOSA Chimay Grand Réserve... Confesso que não acreditei, se fosse da garrafa pequena ainda vai, mas a Grand Réserve??
É legal ver (e vivenciar) que o Brasil definitivamente está descobrindo as "cervejas especiais", micro cervejarias, etc., melhor ainda é ver que os grandes mercados já se atentaram para isso, vide o aumento significativo nas áreas destinadas a esse tipo de cerveja.
Apenas esclarecendo, eu não me enganei na contagem, a terceira garrafa não aparece na foto pois já estava no meu carrinho...

CARACU

Stout
Caracu, a cerveja preta FORTE E GOSTOSA, foi lançada em 1899. Hoje uma das marcas mais tradicionais do Brasil, Caracu é conhecida por seu sabor encorpado e sua energia, possui aroma de malte torrado, que faz lembrar café.
A cerveja stout chegou ao Brasil em 1889 por intermédio de Major Pinho. De ascendência espanhola, ele fundou em Rio Claro, interior de São Paulo, a Cervejaria Caracu, fábrica da primeira stout da América Latina. Para batizar a cerveja, o Major escolheu o nome de uma raça de touros: a Caracu. Essa raça de origem européia é reconhecida pela força e vitalidade.
Vai uma Caracu com ovo???
A centenária cerveja Caracu iniciou o ano de 1996 com uma proposta de marketing diferente e arrojada. Ela sofreu uma modificação visual no seu rótulo e passou a marcar presença, mais efetivamente, na mídia e nos pontos-de-venda, para que o consumidor pudesse fixar cada vez mais a marca. Dando continuidade às mudanças, a Caracu lançou, em 1997, a embalagem long neck 355ml, em que suas principais características, cremosidade e consistência, foram mantidas, reforçando a qualidade de uma cerveja nutritiva. A embalagem long neck foi reforçada pelo slogan "Caracu. Cerveja gostosa que dá pique".

Em 1998, os desafios para a Caracu aumentaram. Foram criadas as embalagens lata 350ml e lançados dois filmes com o slogan “Caracu, Energia e Muuuiiiito Sabor!”. O touro, antes imortalizado, ganhou vida e foi para a telinha em forma de computação gráfica na voz do ator José Wilker. Um ano depois, em 1999, a Caracu se tornou marca centenária. Para comemorar seu sucesso e liderança entre as cervejas escuras, os consumidores foram brindados com embalagens comemorativas.

Em 2003 o Touro, símbolo da marca, rejuvenesceu e ganhou uma aparência ainda mais forte. A marca renovou toda a sua identidade visual e lançou o slogan "Forte e Gostosa".
"Forte e gostosa"
Com este slogan acima, Caracu volta à mídia em 2005 com novidades e reforça o conceito de combinar energia, vitalidade e prazer. Para representar a força, tradição e qualidade da bebida que há mais de 100 anos é respeitada pelo público, a marca elegeu o touro Bandido, invencível nos rodios, como “garoto-propaganda” de sua nova campanha publicitária por ser símbolo de força e virilidade.

Outra novidade de Caracu no mercado diz respeito à mística sobre as misturas feitas com a cerveja. O que antes era apenas sabedoria popular, agora será de conhecimento geral: a marca não só oficializou as receitas já existentes com Caracu e ingredientes, como irá propagar estas receitas com a distribuição de folhetos para os consumidores. Além das tradicionais combinações com amendoim e ovo de codorna, foram criadas outras deliciosas misturas, como Caracu com açaí, paçoca, aveia, leite condensado, canela, açúcar e ovo de pata, que visam agradar os mais variados (e surreais) paladares dos consumidores e dos amantes da cerveja.

BOLÃO DA COPA 2010

Boa sorte aos participantes


VINHO DA COPA

 Bordeaux
 Em 1998, numa incursão a uma loja de bebidas me deparei com um vinho comemorativo da Copa que iria acontecer, tratava-se de um Bordeaux com um preço honesto e uma garrafa estilizada, pensei... "Vou comprar esse vinho e abrí-lo quando o Brasil for campeão!!"
Logotipo da Copa
Por motivos que nem eu sei ao certo, decidi, após a fatídica partida no Stade Parc des Princes, resolvi não abrí-lo (?!?) e ssim permaneceu até hoje, 12 anos depois.
12 anos depois
Ha tempos estava curioso para experimentar um vinho Sul Africano e eis que me deparo, como num Déjà vu, com um vinho Sul Africano comemorativo a Copa 2010. Unindo o útil ao agradável, comprei.
Logotipo da Copa
Fim das coincidências
Para evitar maiores coincidências, ontem mesmo ele foi aberto. Trata-se de um Nederburg Cabernet Sauvignon, bem interessante por sinal.
Nederburg é a vinícola líder e mais condecorada da África do Sul, tendo recebido mais prêmios internacionais e nacionais do que qualquer outra vinícola sul africana.
Principal marca de vinhos da Distell, Nederburg é exportada para os mais importantes mercados do Reino Unido, Europa, América do Norte e América Latina, onde vem construindo uma reputação de vinhos de estilo clássico com ricos sabores frutados. Seu crescente sucesso como uma marca global de estilo de vida é o resultado de uma estrutura que inclui permanente pesquisa viticultural e a implementação de técnicas pioneiras de viticultura, uvas de altíssima qualidade, um grande investimento em instalações para elaboração de vinho e uma rede internacional de distribuição e marketing.
O romeno Razvan Macici lidera o time como enólogo chefe. Ele é auxiliado por dois enólogos sul africanos, Elunda Basson, que elabora os tintos, e Tariro Masayiti, que faz os brancos.Com sua marca registrada de finesse e fruta, os vinhos Nederburg são feitos para quem tem sede de descobertas.

TUBORG GOLD

Leve e gostosa
Dinamarquesa, a Tuborg Guld (Tuborg Gold em mercados fora da Escandinávia) é uma cerveja larger premium com coloração próxima à dourado. É leve, mesmo com 5,8% de álcool. Esta cerveja, fabricada pela Carlsberg tem aroma suave malte. Tem sabor de malte levemente amargo e adocicado ao mesmo tempo e sua espuma é branca, com densidade média.
 
Nada muito especial, mas uma cerveja honesta
A última degustada, e a "culpada" pela compra dessa latinha, foi aproximadamente 3 anos numa viagem em 2007. Essa Tuborg (premium) se apresentou mais amarga, característica comum das Premium/Pilsner européias. Conjunto equilibrado, com lúpulo e malte presentes no aroma e no sabor, numa garrafa de 500ml. Perfeita para o calor que fazia naquela data.
Saudades 

GAFFEL KÖLSCH

Uma bela kölsch
De cara, um maravilhoso aroma, bem lupalado, percebido logo na abertura da garrafa - o que me agradou bastante! No início, forma um creme bonito, de média densidade, mas sem muita persistência e a medida que esquenta no copo, perde parte do gás, ficando ainda mais agradável. O final seco, e com longo e delicioso amargor, pede outro gole.
Coloração dourada opaca
No sabor, o lúpulo continua pronunciado, mas totalmente bem equilibrado. Apesar de ter um quê de metálico (há quem goste, eu não), não é nada que prejudique o conjunto.
Ótima alemã!

KROMUS

Sem "grandes"
Kromus Beer, mais uma premium puro malte lançada no mercado. Fabricada pela Industria de Bebidas Paris, fabricante dentre outros produtos da famosa Pitu. Agora eu me pergunto e pergunto a vocês, o que leva uma empresa a lançar um produto com o intuito de ser diferenciado e não inclui nem mesmo em seu próprio site...????
Valeu...

MURPHY´S IRISH RED

Irish Red Ale
A Murphy’s Irish Red é uma cerveja Red Ale irlandesa. Seu sabor encorpado e sua espuma cremosa criam uma textura única no paladar. Também possui mais de 150 anos de tradição, com qualidade reconhecida e premiada internacionalmente.
Achei um pouco licorosa com aroma e sabor levemente tostado. Suave no geral, não chegou a impressionar em complexidade, ficando apenas na média.
Achei razoável