É BONITO ISSO?

Qual destes sapos acima é o mais bonito? Se você for uma pessoa minimamente normal, perceberá que é muito difícil escolher o mais bonito, pois aos olhos de pessoas normais qualquer sapo é feio.
Agora, se colocássemos o sapo abaixo com os dois anteriores, qual seria o mais feio?
Acredito que a maioria das pessoas apontaria este terceiro sapo como o mais feio, por ser claramente um sapo que sai muito do padrão: muito gordo e zoiudo.

Da mesma maneira, qualquer pessoa heterossexual do sexo masculino é incapaz de dizer se um homem é bonito ou não, pois qualquer homem será feio aos seus olhos. A única coisa possível é detectar qual homem é muito feio, assim como foi possível detectar o sapo mais feio. O homem muito feio é facilmente detectável por excesso de características consideradas ruins, como a presença de berebas na pele ou olhos muito esbugalhados, como no caso do ator Marty Feldman na foto abaixo:

Neste caso foi fácil observar que a proporção dos olhos saiu fora do padrão que as mulheres gostam num homem. Mas, como um homem poderia detectar que homem é mais bonito se ele não vê beleza em outro homem, assim como não vê beleza em um sapo? Da mesma forma, mulheres heterossexuais não deveriam conseguir ver beleza em outra mulher mas, em geral, elas dizem que são capazes de identificar.....

Isto acontece porque o padrão de beleza feminino aos olhos masculinos é muito óbvio e inflexível: homens têm gostos muito semelhantes para mulheres. Assim, fica fácil para as mulheres darem seus palpites de quais mulheres são bonitas, não aos olhos delas, mas aos olhos deles. É apenas uma dedução de quais são as mulheres que os homens acham bonitas, e não uma opinião pessoal de quais mulheres são bonitas.

O contrário não é verdadeiro. Mulheres têm gostos muito variados para homens. Adjetivos como carinhoso, atencioso, galanteador, romântico, legal e, principalmente rico, são mais importantes do que bonito. Assim, fica difícil identificar qual o padrão de beleza masculino aos olhos femininos. Elas vêem diversas coisas ao mesmo tempo, muitas delas mais subjetivas que a beleza, enquanto o homem é mais focado em corpo e rosto. É quase tudo o que importa para o homem.

Para a mulher, dinheiro é mais importante que beleza. Entre dois caras, um bonito e outro feio, ela escolherá o mais rico. E entre dois caras igualmente ricos, um bonito e outro feio, ela escolherá o mais gAstoso. Sim, com “A” mesmo. Aquele que gasta com ela, que faz o dinheiro fluir, com jantares, presentes, carros, viagens e vida boa para ela e para a família. A genética faz com que a mulher escolha o parceiro mais adequado para seus filhos. Sempre foi assim. No começo da humanidade elas escolhiam os mais fortes e, há muito tempo, elas escolhem os mais ricos e gastosos.

Mulheres são, desta forma, péssimas avaliadoras da beleza feminina. Não faz qualquer sentido. A mesma coisa vale para homens homossexuais. O mais incrível é que, nos concursos de Miss Universo, o júri é composto exclusivamente por mulheres e gays. Faz sentido isto? É como colocar mulheres para julgar o melhor jogador do Brasileirão 2009. Elas não se interessam por futebol e também não deveriam se interessar por beleza de outras mulheres. Mulheres só poderiam compor um júri de um concurso de beleza se fosse de beleza masculina, se isto existisse. As provas de um concurso destes deveriam ser algo como desfile de carro importado, limite no cartão de crédito e saldo em conta....

E, pensando bem, se o júri da beleza feminina fosse composto somente por homens, seria mais ou menos como aquele programa “Qual é a Música” do Sílvio Santos, no qual os competidores ficam disputando por uma hora várias provas, mas o que vale mesmo é o “Leilão das Notas Musicais”, que dá o triplo de pontos de todas as outras provas somadas. No concurso de Miss seria a prova de biquíni, já que não há nenhuma prova em que elas apareçam inteiramente nuas. É nesta prova que o júri masculino avaliaria o potencial das candidatas.

Outra coisa que tem incomodado nestes concursos é que o objeto da avaliação tem sido qual é o melhor cirurgião plástico, já que todas candidatas passaram por diversas correções no corpo e no rosto. Sou contra cirurgias estéticas nos casos em que se quer corrigir a feiúra de nascença. Como mulheres escolhem seus parceiros pela conta bancária, homens escolhem suas parceiras pela beleza exterior e há excesso de mulheres feias que se tornaram bonitas através de cirurgias, muitos homens ricos são iludidos por mulheres ex-feias e acabam tendo filhos parecidos com monstros. Não há cirurgia de DNA. Assim, a tendência é que os casais sejam formados desta forma no futuro, o que me faz pensar que, ou o padrão de beleza terá de mudar, ou as próximas gerações serão mais feias que o sapo gordo e zoiudo. Não quero ser jurado do Miss Universo em 2050....

7 comentários:

  1. Esse Paulo é dos meus.

    ResponderExcluir
  2. DETESTEI esse post, MUITO machista.
    Luciana

    ResponderExcluir
  3. A realidade é dura....não se pode colocar o rótulo de machista em algo que é real.

    ResponderExcluir
  4. Sensacional, Paulo Waack apenas descreve a realidade. O rico gastoso é rei da selva. É empírico, podemos usar como exemplo todos os playboys espalhados por aí que mandam o sarrafo nas modeletes.

    Matheus

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.