MEMORABILIA

Termo do latim que significa literalmente “coisas que servem para serem lembradas”

Origin:
1800–10; n. use of L memorābilia things to be remembered, neut. pl. of memorābilis memorable
 –plural noun, singular.
1. mementos; souvenirs.

2. matters or events worthy to be remembered; points worthy of note.



Minha "coleção" de rolhas de vinhos consumidos

O hábito de colecionar coisas acompanha os homens desde o momento em que desceram das árvores e procuraram as cavernas para se abrigar. Conchas, sementes, pedras, ossos e tudo quanto iam achando de interessante em suas andanças para a coleta do seu alimento diário. Possuir coisas, dava sentimento de segurança e poder. Como hoje ainda continua sendo, embora existam outros elementos que mais facilmente proporcionam ao homem os tão necessários sentimentos de segurança e poder. Não são todas as pessoas que se entregam a algum tipo de colecionismo, pois, para isso, é preciso que se tenha desenvolvido um aspecto da personalidade: o traço de caráter acumulativo.

O traço de caráter acumulativo é bastante desenvolvido e freqüente nos países mais ricos e nas sociedades mais cultas e elitizadas. É um aspecto da boa educação e do ambiente refinado em que vivem as pessoas, preservar as coisas, cultuar memórias e transmitir para seus descendentes a idéia de continuidade. Quanto mais ignorantes são as pessoas, menos noção têm de continuidade e preservação de coisas e memórias. O simples desinteresse pelas coisas está aliado ao desrespeito pela conservação de objetos, móveis e utensílios e ao desperdício até mesmo de comida, como tanto se vê por aqui, característica fundamental da falta de educação, e pobreza de espírito.
Sob uma outra ótica, para o o historiador alemão Philipp Blom, colecionar também é uma tentativa de escapar da morte. Who knows??

Desde que o ato de colecionar deixou de ser restrito a reis e aristocratas, há cinco séculos, é difícil dizer o que ainda não virou coleção. Figurinhas, cédulas, latinhas de cerveja, bolacha de chope, CDB's, embalagens usadas, nada escapou dos fiéis seguidores da tradição de juntar e guardar bugigangas. (Ufa!!!, acho que já consegui justificar a mania de muitos desse blog...)

Mas como nossa Távola Digital não tem fins filosóficos, apenas criaremos uma seção denominada MEMORABILIA, que contará no melhor estilo "Repórter por um dia" um pouco mais sobre as coleções (as vezes elas nem tem esse status) dos nossos membros, aguardem e mandem sugestões.

...Mesmo assim, fico pensando... Afinal, por que alguém resolve gastar dinheiro com coisas que não vai usar? Por que é preciso possuí-las, e não só saber que elas existem?

Trecho de "Memorabilia" - Soft Cell
"Everywhere I go, I take a little piece of you
I collect, I reject, photographs I took of you
The towns that I passed through, I've got to have a memory
Or I have never been there.
I have never had you, had you, had you.....
I can't remember, give me a reminder
I collect, I reject memorabilia....memorabilia
Key chains and snow storms
Give me a reminder, give me a reminder
I collect, I reject mmmmmmmmmemorabilia"

Curiosidade:
Sacos de vômito de avião não têm valor algum, mas tente convencer disso o holandês Niek Vermeulen. Ele não sofre enjôos terríveis durante vôos, sequer tem medo de avião: Vermeulen é um colecionador. Guarda 3.240 sacos de vômito o que lhe dá o título de maior colecionador do mundo na categoria.


6 comentários:

  1. Coleções são realmente interessantes e gosto do assunto realmente. Coleciono algumas coisas também, como moedas e rolhas. Uma característica da maioria de minhas coleções é que são coisas que acabaram em meu poder de graça, ou que vieram junto na compra de outra coisa (como a rolha que vem gratuitamente na compra do vinho). Para coleções em que há desembolso de $, é preciso checar se esta potencial coleção é mais importante que a minha coleção de dinheiro no Banco....

    ResponderExcluir
  2. Agora sei porque coleciono as coisas !!! Talvez meu lado elitizado me forçe a isto.

    De qualquer forma hoje são poucas, mas já foram figurinhas, caixas de fósforo, tampas de garrafa, flâmulas e chaveiros.

    Hoje são alguns brinquedos antigos, canetas, notas e moedas de paises que visitei, como Marcos suissos e alemães, pesos argentinos, pesetas, bolivares, guaranis, dólares, escudos, CARAMBA esqueci o nome da moeda italiana antes do Euro !!!

    ResponderExcluir
  3. Tinha um tio meu que colecionava Coroas Suécas, mas isso já é uma outra conversa....

    ResponderExcluir
  4. HAHAHA, boa pedida a do seu tio !!!!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.