DEMOISELLE



A Demoiselle (do francês libélula) foi o melhor modelo de avião criado pelo aviador brasileiro Santos Dumont. O primeiro modelo voou em 1907, sendo desenvolvido até 1909. As Demoiselles foram os menores e mais baratos aviões de sua época. A intenção de Santos Dumont era que essas aeronaves fossem fabricadas em larga escala e com isso popularizar a aviação. Como o inventor disponibilizava os planos a quem se interessasse, Demoiselles foram fabricadas por diferentes oficinas (pelo menos quarenta unidades foram construídas).

Mas, Demoiselle também significa... CERVEJA!! Agora vocês entenderam o post?



A Colorado, de Ribeirão Preto, uma interessante cervejaria do país, desenvolveu esta Porter* com a colaboração do cervejeiro Ricardo Rosa, que seguiu receitas do cervejeiro norte-americano Randy Mosher que utilizam café na fabricação de cerveja.

Nessa Colorado, foi feita a extração a frio do café, ou seja, o líquido frio do café é adicionado na cerveja,o que faz com que o líquido absorva várias de suas características.

O nome Demoiselle é uma homenagem ao grande brasileiro Alberto Santos Dumont, cuja família era proprietária de fazendas de café na região de Ribeirão Preto. O aeroplano Demoiselle criado por Santos Dumont em 1907 é até hoje um ícone de estilo e simplicidade.

A Cervejaria Colorado tem como filosofia produzir estilos clássicos de cerveja agregando a eles produtos frescos regionais para adicionar um toque de brasilidade. Em breve comentaremos as outras cervejas da Colorado.



*A origem do estilo Porter é datada de meados do século 19. Ele surgiu em Londres, quando era popular misturar duas ou três cervejas para se tirar um pint. Vendo isso, as cervejarias londrinas se adiantaram e começaram a produzir uma cerveja chamada Entire (inteira), com a idéia de se igualar aos sabores dessa mistura. Logo a Entire ficou famosa entre os trabalhadores dos portos locais, como Billinsgate e Smithfield, e gradualmente esse novo estilo ficou sendo conhecido por Porter (do porto). É comum ser confundida com as Stouts, e tem lá sua razão de ser: o nome Stout surgiu de uma diminuição do nome "Stout Porter", usado para classificar as Porters mais fortes. Portanto, a Porter é uma cerveja mais suave que sua parente Stout, normalmente com 1 a 2% a menos de álcool. Pra se ter uma idéia de como uma coisa levou à outra, a cervejaria Guinness produzia Porters até 1974.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.