Quando for tomar uma cerveja, se possível, tenha em mãos um copo apropriado, geralmente aquele indicado pelo fabricante, pois ele realçará o aroma e o buque, umas das principais características das cervejas e além do mais, um dos grandes prazeres degustativos é o VISUAL, e o copo certamente o valorizará.
Cada copo é desenhado para ressaltar o que cada cerveja tem de melhor em todos os sentidos: Visual, aroma e até sabor, e obviamente essa diferença se faz mais presente quanto mais “refinada” for a cerveja.
Mas, como as vezes as coisas mais simples da vida são as melhores, não deixe de curtir e beber uma cerveja no copo "americano" com amigos no boteco.
Pra começar, vou mostrar um dos mais populares:
PILSNER
Nós, brasileiros, o chamamos popularmente de "tulipa". Ideal para as cervejas dos tipos pilsen. Possibilita a formação de um bom creme e direciona o aroma do lúpulo para o nariz. Mas não confunda com o copo de Lager, que também são muito usados para chope aqui no Brasil: o Pilsner tem a boca mais larga, enquanto o de Lager tem a boca levemente fechada.
Copo tipo PILSNER em ação!
Algumas dicas:
-Se alguém lhe oferecer um copo gelado, você não devia ficar muito contente (como geralmente ficamos). O contato da cerveja com a temperatura do copo produz condensação que irá diluir a bebida, alterando assim o sabor e a temperatura correta na qual deveria ser servida.
-Jamais retire os copos recém-lavados da máquina lava-louças e sirva logo em seguida. O copo deverá sempre estar na temperatura ambiente para receber a cerveja.
-Quando lavar o copo, verifique se não sobrou deterngente (isso mata o creme da cerveja) e deixe secando naturalmente, sem contato de panos.